Benefícios da Automação Residencial – Casa Inteligente

Neste artigo vou ajudar você a entender melhor todos os aspectos que envolvem a a escolha e implantação de um sistema de automação residencial, através de um breve histórico da evolução da tecnologia, passando pelas melhores práticas em sistemas de automação e por fim uma avaliação dos seus principais benefícios.

Trago aqui uma abordagem um pouco diferente das tradicionais e que nos ajuda a entender de forma um pouco melhor estruturada como chegamos ao estágio atual de uma solução que está revolucionando o modo como interagimos com o ambiente do lar.

Prepare-se para uma viagem no tempo... O final da década de 70 até meados da década de 80 marcou a grande revolução nas comunicações entre máquinas, com o surgimento de uma rede de comunicação que interligava os grandes computadores instalados nas universidades americanas, até então isolados. O principal objetivo desta iniciativa era compartilhar conteúdo e capacidade de processamento destes computadores dentro do mundo acadêmico. Surgiu então a Internet!

Ainda na década de 80 e se estendendo até meados da década de 90, outro fenômeno revolucionou a computação, com a introdução e uso massivo dos computadores pessoais (PC - Personal Computer). E adivinhem o que aconteceu? Esses computadores pessoais que até então viviam isolados, assim como os grandes computadores nas universidades, passaram a se comunicar através da Internet. A rede se expandiu de forma exponencial e vimos o surgimento de grandes empresas de hardware e software  como Cisco, Google, entre tantas outras gigantes do setor de tecnologia.

O próximo marco significativo na história das comunicações foi a popularização da telefonia celular móvel, com início em meados da década de 90. Esta sem dúvida foi uma grande revolução não só na maneira como as pessoas se conectavam, mas também como permitiu que máquinas e outros dispositivos pudessem ser conectados à grande rede mundial de computadores.

Nos dias de hoje vivemos uma nova revolução nesta história, onde não somente as pessoas, os computadores pessoais, os aparelhos de telefona móvel, como também as "Coisas", estão conectadas a grande rede de comunicação. Vem dai o termo IoT - Internet das Coisas, que é a conexão de bilhões de dispositivos através da grande rede mundial.

Ufa, que viagem! 

Podemos dizer que a automação residencial se beneficiou muito da Internet das Coisas, através do uso de sistemas de comunicação sem fio conectando os vários dispositivos e aparelhos dentro dos lares. Até então, o uso de sistemas de automação no segmento residencial era bastante restrito e ainda dependia de tecnologias cabeadas. As tecnologias de comunicação via cabo foram e ainda são bastante confiáveis, porém por muitas vezes impôem dificuldades na sua instalação.

Isso nos leva a  abordar o que talvez seja um dos primeiros benefícios e facilitadores no uso da automação residencial moderna: o emprego de sistemas de comunicação sem fio. Se utiliza de dispositivos que empregam o uso de diversas tecnologias de comunicação sem fio, como: Wi-Fi, Bluetooth, Zigbee, ZWave, etc. Não há necessidade de obras e a intervenção no ambiente é mínima.

No entanto, antes de comprar ou contratar a instalação de um sistema de automação residencial, procure por orientação especializada. Atualmente existem muitas opções de sistemas disponíveis no mercado, e saber qual é o mais adequado para a sua necessidade e tipo de edificação representa um grande desafio para o consumidor leigo. O que pode funcionar bem em um ambiente de tamanho menor e com menos interferências, pode não ser adequado para um ambiente maior, por exemplo.

Fazer você mesmo pode ser uma boa opção em muitos casos. Certifique-se que não esteja adquirindo produtos de procedência duvidosa e que você tem conhecimentos em elétrica para realizar as ligações de forma segura quando necessário.

Tudo ótimo e maravilhoso até agora, mas e quanto aos benefícios? Gosto de pensar que um bom sistema deve automação residencial deve proporcionar no mínimo, e não necessariamente nesta ordem, o seguintes benefícios:  Conforto, Controle, Segurança e Economia.

O ponto que talvez seja mais relevante quando se fala em automação residencial é o conforto. Um exemplo bastante simples, e que talvez hoje já esteja tão incorporado em nossa rotinas, é o simples uso de um controle remoto sem fio para abrir um portão de garagem. Ao mesmo tempo que nos traz conforto, também colabora para a nossa segurança. Um bom sistema de automação residencial deve sobretudo entregar um bom nível de conforto aos ocupantes. Aqui estamos falando basicamente de facilitar aquelas atividades rotineiras, liberando o usuário de ter que realizar vários procedimentos para, por exemplo, assisitir um filme no seu sistema de home theather. Então, com apenas o clique de um botão ou comando de voz, todos os dispositivos são ligados e automaticamente ajustados, a iluminação, cortinas e persianas idem. criando um ambiente agradável e confortável para o usuário.

A automação residencial pode proporcionar maior conforto para pessoas da melhor idade e com mobilidade reduzida. Controlar as luzes, uma persiana motorizada ou acionar qualquer dispositvo através de um simples comando de voz pode fazer toda diferença na rotina deste grupo de pessoas. Além de colaborar para a segurança.


Ainda falando em conforto, uma cena clássica é a quantidade de controles remotos espalhados pela casa e que temos que operar e manter em funcionamento. Hoje, através da automação residencial, é possível centralizar a operação de todos os controles em um único aplicativo. Não é ótimo? Sim, você pode se livrar de todos os controles e nunca mais precisar comprar pilhas!

Você no comando. O uso de aplicativos facilita o controle e operação do sistema, mesmo quando você está fora de casa. Os aplicativos possuem uma interface amigável que pode ser operada por qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos. Através do aplicativo você pode comandar qualquer dispositivo, como por exemplo, apagar e acender as luzes, ligar o alarme, abrir uma persiana, ligar o ar condicionado. Mais especificamente a partir do ano de 2019, aqui no Brasil, o uso dos assistentes de voz em larga escala contribuiu de forma decisiva para a popularização dos sistemas de comando em automação residencial. Os mais conhecidos são Amazon Alexa e Google Nest Mini.

Assistente de voz


O aspecto Segurança leva a automação residencial a um patamar diferente. Através do uso de sensores é possível monitorar várias situações que podem representar risco na propriedade, como sensores de vazamento de gás, detecção de fumaça, inundação, invasão. Então o usuário pode ser alertado imediatamente a partir de um evento detectado por estes sensores, permitindo que providências sejam tomadas imeditamente após a ocorrência para mitigar os efeitos. Também pode ser integrado ao sistema de segurança existente (câmeras, alarme) gerando alertas e permitindo a visualização de câmeras a distância.

E por último e não menos importante vem o fator ecônomico. O benefício Econômico se dá muito através do melhor controle da iluminçaõ e dos diversos aparelhos elétricos. Um excelente exemplo é a combinação de automatização de persianas e o sistema de ar condicionado. O usuário pode criar uma automação que ajusta automaticamente o ângulo de abertura das persianas baseado na luminosidade externa. Isso permite qque entre uma quantidade excessiva de calor gerado pelo sol e consequentemente será necessário um gasto menor de energia para controlar a temperatura ambiente. Outro bom e clássico exemplo é dimerização das luzes auxiliada por sensores de movimento e presença, permitindo reduzir a potência das luzes em determinados períodos de menor movimento.

Para quem gosta de sonorização ambiente aqui vai um link com dicas bem interessantes sobre tendências em sonorização.

Como você já deve ter notado, a lista de benefícios é interminável, o que nos leva a crer que a adoção de sistemas de automação residencial deve crescer significativamente nos próximos anos.

Espero ter contribuído para esclarecer e desmistificar alguns mitos sobre a automação. Caso tenha interesse em se aprofundar em algum tema mais especifico é só sinalizar aqui que em breve voltaremos com mais postagens.

Obrigado e fique ligado em nosso Blog!

Solicite um orçamento